28 de fevereiro de 2013

Medicamentos: Devemos tomá-los com o estômago cheio ou vazio?



Quando você vai tomar um remédio, deve tomá-lo com o estômago cheio, certo???
ERRADO!!!!!!
Sua mãe já deve ter falado para você comer alguma coisa antes de tomar seu remédio, ou tomá-lo com leite. Todas as mães falam isso! Mas, na verdade, muitos medicamentos devem ser tomados com o estômago vazio, mesmo. Isto porque eles necessitam do ambiente mais ácido do estômago para poderem ser absorvidos. Já alguns outros são melhores absorvidos na presença de alimentos, ou agridem menos o estômago neste caso. E outros, possivelmente a maioria, não sofrem interferência na presença ou ausência de alimentos.

Existem também medicamentos que possuem interação com determinados tipos de alimentos. Por exemplo, a tetraciclina não deve ser tomada com leite ou outros alimentos ricos em cálcio, pois ela se liga ao cálcio, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento.

- Exemplos de medicamentos que devem ser tomados com o estômago vazio:

Norfloxacino

Captopril

Omeprazol

Cefalexina

Cefadroxila

Azitromicina

Doxiciclina

Loratadina

Sulfato ferroso

Rifampicina

Ciprofloxacino (pode ser tomado com refeições leves, desde que não contenham leite e derivados)


Obs.: Estômago vazio é considerado quando se está em jejum, ou 1 hora antes ou 2 depois das refeições.


- Exemplos de medicamentos que devem ser tomados com alimentos (estômago cheio):

Cetoconazol

Itraconazol

Hidralazina

Pentoxifilina

Prednisona

Valproato de sódio

Carbamazepina


- Exemplos de medicamentos que podem ser tomados com o estômago cheio ou vazio:

Alopurinol

Amoxicilina

Amiodarona

Diclofenaco


O correto, SEMPRE, é ler a bula do medicamento e verificar como ele deve ser tomado. Ou perguntar para o farmacêutico. Porém, se você jogou fora a bula, e está longe de algum farmacêutico, opte por tomar o remédio sem alimentos, somente com água. Assim, você até poderá ter alguma dor no estômago, mas provavelmente não vai atrapalhar a ação do medicamento.





27 de fevereiro de 2013

Interação Medicamentosa

Intolerância à lactose

Vitaminas

► VITAMINAS ENGORDAM?

 
Vitaminas não engordam. As gorduras e carboidratos, especialmente os açúcares, é que podem engordar quando consumidos em excesso.

 

► VITAMINAS AUMENTAM O APETITE?

 
As vitaminas B1 e B12, podem aumentar o apetite quando tomadas em excesso.

 

► QUAL É O MELHOR HORÁRIO PARA SE TOMAR VITAMINAS?

 
Durante ou logo após as refeições. Os alimentos ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Quando tomadas com estômago vazio ou após uma alimentação muito leve, os complexos vitamínicos podem provocar náusea e dor gástrica.

 
► PODE-SE TOMAR VÁRIAS VITAMINAS NO MESMO HORÁRIO?

 
Sim, pois as vitaminas não competem entre si no processo de absorção, não interferido desse modo uma na outra.



► AS VITAMINAS DEVEM SER USADAS SOZINHAS OU ASSOCIADAS?

 
Um tratamento antioxidante correto não utiliza vitaminas isoladamente. As vitaminas necessitam uma das outras e até mesmo dos minerais para proporcionar um efeito antioxidante completo, combatendo os radicais livres e pôr consequência o envelhecimento.



► MULHERES GESTANTES E AMAMENTANDO PODEM FAZER USO DE VITAMINAS E MINERAIS?

Podem, desde que acompanhadas por um médico.

 
► A PARTIR DE QUE IDADE UMA PESSOA PODE FAZER USO DE VITAMINAS E MINERAIS?

 
Não há uma idade definida, podendo ser utilizada até mesmo em lactentes. (Consultar o médico)



► HÁ MUDANÇA DE COR E ODOR NA URINA E NAS FEZES QUANDO FAZEMOS USO DE COMPLEXOS VITAMÍNICOS?

Sim, especialmente o complexo B e a vitamina C, que tornam a urina mais amarelada e com odor mais forte. O uso de maior quantidade de água ajuda a diluir a cor e diminuir o odor.



► POR QUE ALGUMAS VITAMINAS E MINERAIS PODEM RETARDAR O ENVELHECIMENTO?

 
Devido o efeito seu antioxidante que age protegendo as células contra a ação dos radicais livres. Os radicais livres lesam a membrana, mitocôndria e DNA das células, além de outras ações deletérias e por consequência um desarranjo da sua estrutura e função, podendo até mesmo levar a célula a uma morte prematura.



21 de fevereiro de 2013

O que são Alimentos Funcionais?

O que são Alimentos Funcionais?

Alimento Funcional é definido pela ADA (Associação Dietética Americana) como “qualquer alimento ou ingrediente que possa propiciar efeito benéfico, além daquele provido por nutrientes tradicionais que ele contém”.
Os principais componentes bioativos compreendem vitaminas (e seus metabólicos), minerais, fibras, ácidos graxos essenciais (monoinsaturados e polinsaturados), peptídeos (em músculos), flavonóides (monoflavonóides ou poliflavonóides- polifenólicos) e outras substâncias.

Os Alimentos Funcionais possuem diversos mecanismos protetores, tais como:

- Atividade Antioxidante;
- Detoxificação de carcinógenos;
- Diminuição de agregação de plaquetas no sangue;
- Alteração no metabolismo do colesterol;
- Controle do mecanismo endócrino;
- Redução da pressão sanguinea;
- Atividades imunorreguladoras;
- Atividades antimicrobianas;
- Atividades anticarcinogênicas.

O que são Alimentos Funcionais?

Alimento Funcional é definido pela ADA (Associação Dietética Americana) como “qualquer alimento ou ingrediente que possa propiciar efeito benéfico, além daquele provido por nutrientes tradicionais que ele contém”.
Os principais componentes bioativos compreendem vitaminas (e seus metabólicos), minerais, fibras, ácidos graxos essenciais (monoinsaturados e polinsaturados), peptídeos (em músculos), flavonóides (monoflavonóides ou poliflavonóides- polifenólicos) e outras substâncias.

Os Alimentos Funcionais possuem diversos mecanismos protetores, tais como:

- Atividade Antioxidante;
- Detoxificação de carcinógenos;
- Diminuição de agregação de plaquetas no sangue;
- Alteração no metabolismo do colesterol;
- Controle do mecanismo endócrino;
- Redução da pressão sanguinea;
- Atividades imunorreguladoras;
- Atividades antimicrobianas;
- Atividades anticarcinogênicas.
Fonte: A Nutricionista
 

 

18 de fevereiro de 2013

Pensamento do dia ...

Pessoas contentes olham sempre para o que há de melhor em cada situação e fazem o máximo por isso. Por não terem expectativas em relação aos outros, elas são pacientes, compreensivas e pacíficas. Elas buscam soluções ao invés de reclamar ou atribuir culpas. Elas não ficam presas a idéias egoístas, são flexíveis. Sendo livres de expectativas ou desejos elas optam pela ação que beneficie a todos sem deixar que suas decisões ou julgamentos sejam influenciados por quereres pessoais.

Bjos

16 de fevereiro de 2013

Português

SIMPATIA x EMPATIA

A SIMPATIA é comumente confundida com carisma. As pessoas dizem que alguém é simpático quando esta pessoa é agradável, admirável, sorridente. Na verdade, uma pessoa é simpática quando ela consegue compreender e identificar os sentimentos e as emoções, positivos ou negativos, das outras pessoas. Ser simpático é uma forma de se relacionar com as outras pessoas. É uma capacidade q...ue esta ligada ao encontro, ao primeiro momento, um nível inicial de percebermos os sentimentos das outras pessoas.
A EMPATIA é uma capacidade de percepção “mais profunda” dos sentimentos das outras pessoas do que percebemos quando somos simpáticos. É a capacidade de perceber o que se passa no íntimo das pessoas. A empatia exige mais do que somente reconhecer o estado emocional do outro. Ela nos traz a capacidade de “pensar como a outra pessoa pensaria”, de “sentir como o outro sentiria” e principalmente “enxergar as situações e sentimentos como exatamente as outras pessoas vivenciam”.

Me perguntam se trabalho?????
Siiiim...
Sou relógio despertador, cozinheira, arrumadeira, professora, babá, enfermeira, cabeleireira, personal stylist, motorista, segurança, psicóloga, parque de diversões, GPS (encontro tudo!) e estou de serviço 24 horas por dia nos 365 dias do ano!
Ah, ja ia me esquecendo sou farmacêutica.

Pensamento do dia ...

 A depressão é um sintoma que nos diz que não estamos nos amando como deveríamos, não estamos cuidando de nós.
O caminho para sairmos dela é preencher este vazio com a recuperação da auto-estima e do amor em todos os sentidos.
Primeiro, procurando nos conhecer e nos analisar, com o intuito de nos descobrirmos, sem nos julgarmos, sem nos punirmos ou nos culparmos. E depois, nos aceitarmos como somos, com todas as nossas limitações, mas sabendo que temos toda potencialidade divina dentro de nós, esperando para desabrochar como sementes de luz.
Isto nada mais é do que desenvolver a fé em si e no Senhor, sentimento este que transforma e que nos liga diretamente a Deus.

15 de fevereiro de 2013

Remédio para enganar bafômetro: isto não existe !






Com a Lei Seca mais rígida, jovens buscam alternativas irresponsáveis para “enganar” o bafômetro sem se preocuparem com os riscos à saúde. Uma delas é o uso de um remédio tarja vermelha — o que indica ausência de risco de morte — chamado metadoxil. Apesar de ser controlado, a reportagem do R7 visitou seis farmácias na região da zona oeste de São Paulo e constatou que o remédio é vendido sem receita médica.
Questionado sobre a necessidade de prescrição, o balconista de uma drogaria no bairro de Perdizes foi enfático:

— Para esse medicamento? Não precisa.
Além da venda livre, a reportagem também descobriu que o metadoxil está com o estoque baixo — em quatro farmácias o medicamento não foi encontrado. A atendente de uma grande rede de drogarias afirmou:

— Estamos vendendo bastante e só tenho uma caixa. Vai levar?

A denúncia do uso inadequado da droga pode ser vista em um vídeo postado no YouTube pelo grupo de humor alternativo La Fênix. Apesar de não sabermos se a cena é real, três jovens bebem vodca e um deles, exatamente o que tomou o metadoxil, consegue driblar o bafômetro.
Indicado para o tratamento de alcoolismo e alterações hepáticas, o remédio, segundo a bula, acelera o metabolismo do álcool, o que na cabeça dos jovens deveria mascarar o nível da substância no sangue. Mas, a hepatologista dra. Edna Strauss, da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), alerta para os perigos.

— Isso é uma loucura e as pessoas estão sendo enganadas. O medicamento é eficaz no tratamento de quadros clínicos específicos e não para deixar o motorista sóbrio.
A médica acrescenta que, “por ser uma droga relativamente nova, seus efeitos em longo prazo ainda são desconhecidos”. Mas, ela cita taquicardia, sensação de mal-estar e até convulsão como possíveis consequências da administração do comprimido sem orientação médica.
Indignado, o psiquiatra dr. Ronaldo Laranjeiras, professor titular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coordenador do Instituto Nacional de Políticas de Álcool e Drogas, critica quem acredita nessa “promessa”.

 
— É muita ingenuidade acreditar que um remédio possa anular o efeito do álcool. Isso é perigoso. Há poucas evidências científicas a favor do metadoxil que, aliás, nem é aprovado pelo FDA.

Em nota, o laboratório Baldacci S.A., que comercializa o remédio, desaconselha a automedicação e ressalta que “o uso do metadoxil não protege o motorista que ingeriu bebida alcoólica da condição de infrator e também não impede a detecção do uso de álcool pelo bafômetro”.



FONTE(ADAPTADA): SIS SAUDE

14 de fevereiro de 2013

Gastrite

Gastrite é o nome dado à inflamação da mucosa gástrica, camada de tecido que reveste a parede do estômago, protegendo-o contra a excessiva acidez. A gastrite pode ser aguda, quando a inflamação surge subitamente, ou crônica, quando a inflamação vai se estabelecendo lentamente, podendo a mucosa permanecer inflamada por meses ou até anos.


O que é gastrite?


A gastrite é uma inflamação da parede do estômago, que pode ser causada por inúmeros problemas. Entre as causas mais comuns, podemos citar:

Infecção pela bactéria H.pylori.

Abuso de álcool.

Uso frequente de anti-inflamatórios.

Uso de aspirina em doses altas.

Intoxicações alimentares.

A inflamação pode acometer toda a mucosa do estômago de forma difusa, sendo chamada de pangastrite, ou apenas algumas regiões, como o antro, chamada gastrite antral.

A gastrite também pode ser classificada como gastrite erosiva ou gastrite não-erosiva. A gastrite erosiva é aquela que provoca pouca inflamação, mas causa erosão da parede do estômago, levando à perda da mucosa. A gastrite erosiva também pode levar à formação de úlceras e sangramentos. Na gastrite não-erosiva, ainda existe mucosa presente, mas a mesma encontra-se muito inflamada.

Quando durante a endoscopia digestiva a mucosa do estômago além de inflamada também aparenta estar inchada (com edemas), damos o nome de gastrite enantematosa.


Gastrite nervosa

A gastrite é um diagnóstico que só pode ser fechado através da biópsia do estômago realizada durante um exame de endoscopia digestiva alta. O paciente pode ter os sintomas que tiver, se não houver inflamação da mucosa identificável na endoscopia digestiva, não podemos dizer que ele tem gastrite.

Esta informação é importante porque frequentemente ouvimos falar de uma tal gastrite nervosa. Antes de mais nada, vamos deixar bem claro: não existe gastrite nervosa. O que o paciente pode ter em situações de estresse ou nervosismo é um quadro que chamamos de dispepsia funcional.

Dispepsia é um termo que compreende uma série de sintomas relacionados ao estômago, sejam eles ligados ou não à gastrite.

Entre os sintomas que estão incluídos no termo dispepsia, podemos citar:

Queimação ou dor na região do estômago.

Sensação de plenitude após refeições.

Sensação de estômago distendido.

Eructação excessiva (excesso de arrotos).

Azia.

Saciação precoce.

Náuseas e vômitos.

Sensação de má digestão.

Algumas pessoas quando ficam ansiosas, nervosas ou estressadas podem ter vários destes sintomas de dispepsia, às vezes de forma crônica. Todavia, se não houver inflamação da mucosa do estômago, não podemos dizer que elas têm gastrite.

É um erro comum pessoas que tem dispepsia acharem que seu estresse as fez desenvolver uma gastrite. Estresses do dia-a-dia, ansiedade ou nervosismo NÃO causam gastrite. Eles podem até causar sintomas de gastrite, podem também exacerbar os sintomas de uma gastrite já existente, mas nervosismo não provoca gastrite, pois ele não faz a mucosa do estômago ficar inflamada.

Portanto, se você anda estressado(a) e tem frequentemente sintomas de gastrite, mas a endoscopia digestiva nada revela, o seu diagnóstico correto é dispepsia funcional. Por outro lado, se a endoscopia digestiva realmente revelar uma gastrite, é preciso procurar a causa para ela, pois somente o nervosismo não justifica o quadro.


Sintomas da gastrite

Um erro frequente é chamar de gastrite qualquer sintoma de dispepsia. Basta haver uma dor ou queimação no estômago para as pessoas dizerem que estão com gastrite. Gastrite não é sinônimo de dor no estômago.

Na verdade, ao contrário do que se imagina, a maioria das pessoas com gastrite não apresenta sintoma algum. Muitos pacientes com gastrite referem um pequeno incômodo estomacal após algumas refeições, mas nada que cause preocupação ou faça-os procurar um médico.

Nos pacientes que realmente têm sintomas de gastrite, o mais comum é uma queimação na boca do estômago, que para algumas pessoas melhora com a comida e para outros piora. Todos os sintomas de dispepsia descritos no tópico anterior podem estar presentes no paciente com gastrite. Além da queimação, azia e náuseas também são muito comuns.

Os sintomas da gastrite podem piorar em situações de estresse ou após o consumo de álcool, refrigerantes, café ou alimentos picantes. Fumar também costuma piorar a inflamação da mucosa do estômago, podendo agravar os sintomas.

Podemos concluir, portanto, que o diagnóstico de gastrite não pode ser dado apenas com base nos sintomas. Há pacientes com muitos sintomas que não têm gastrite, e há outros com pouco ou nenhum sintoma que podem ter o estomago todo inflamado. A intensidade dos sintomas também não é um bom preditor de gravidade da gastrite. Ter muita ou pouca dor no estômago não significa que a gastrite é mais ou menos grave. Há pacientes com gastrite erosiva e úlceras que referem pouca dor e há pessoas com sintomas fortíssimos, que apresentam pouca ou nenhuma inflamação do estômago quando fazem a endoscopia digestiva.

Nas gastrites erosivas graves, quando há sangramento do estômago, o paciente pode apresentar fezes bem escurecidas, pastosas e com odor muito forte. Estas fezes, chamadas de melena, são compostas por sangue digerido que transitou ao longo do trato gastrointestinal. Nos pacientes mais idosos, a anemia e sangramento digestivo, às vezes, são os únicos sintomas de uma gastrite severa. Se o sangramento gástrico for muito volumoso, o paciente pode apresentar vômitos sanguinolentos.

Os caos mais graves, porém, são a minoria. Na maioria dos pacientes, a gastrite é uma quadro leve, que pode ser facilmente tratada com medicamentos e mudanças de hábito de vida.



FONTE: MD SAUDE

11 de fevereiro de 2013

Dica de Saúde

Começando o dia Bem - Bom dia a todos!!



Para um café-da-manhã saudável não pode ficar de fora nenhum grupo de alimentos, só assim garante-se o aporte adequado de nutrientes. Para facilitar a sua escolha, separe os alimentos em grupos de nutrientes e escolha pelo menos um de cada. Grupo das proteínas- encontradas no leite, no queijo, no iorgurte, nos ovos e nos frios. Grupo dos carboidratos- presentes nos pães (prefira os integrais), biscoitos e cereais matinais (granolas, flakes, sucrilhos), bolos, mel e geléias . Grupo das gorduras– encontrados na manteiga, margarina, requeijão, queijos e leite integral. Vitaminas e minerais– presentes nas frutas e nos sucos.

Dicas de Saúde

Fique Ligado - Desidratação.



A desidratação é uma deficiência de água no organismo. A desidratação ocorre quando a eliminação de água do corpo é maior que a sua ingestão. Normalmente, a deficiência de água faz com que a concentração de sódio no sangue aumente. O vômito, a diarréia, o uso de diuréticos, o calor excessivo, a febre e a redução da ingestão de água por qualquer razão, são fatores que podem acarretar a desidratação. Algumas doenças como o Diabetes também pode causar desidratação, devido à perda excessiva de água. Fique Ligado, se cuide, o ideal é beber de 2 a 2,5 litros de água por dia.



Conhecimento é Qualidade de Vida.

Felicidade ...

A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes.
Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo.
A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.

8 de fevereiro de 2013

Conheça as funções do fígado

O fígado é um órgão vital, sem o qual não é possível sobreviver. Além de ser o maior órgão sólido e a maior glândula do corpo, o fígado também é responsável por centenas de funções no nosso organismo. Neste artigo iremos abordar as principais características do fígado, dando ênfase às principais funções deste órgão.

 

O que é o fígado?
 
O fígado é um grande órgão maciço, com aproximadamente 20 cm de diâmetro, 17 cm de altura e peso médio de 1.4 quilo, localizado no quadrante superior direito da cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma.O suprimento sanguíneo do fígado é feito por duas vias, pela artéria hepática (20-40%) e pela veia porta (60-80%). O fígado é um órgão tão vascularizado que chega a receber 1.5 litro de sangue por minuto.
Uma das mais interessantes caraterísticas do fígado é a sua incrível capacidade de se regenerar, sendo ele capaz de retornar ao tamanho normal mesmo após ter mais de 50% do seu volume retirado cirurgicamente.O fígado é uma complexa fábrica orgânica, com centenas de funções, entre as mais importantes, remover toxinas do sangue e processar alimentos vindos dos intestinos.
 
Funções do fígado
 
As células do fígado, chamadas hepatócitos, contêm milhares de enzimas que são responsáveis pela metabolização das substâncias presentes no sangue, sejam elas benéficas ou prejudiciais ao nosso organismo. O fígado também é capaz de armazenar nutrientes e outras substâncias úteis, além de produzir proteínas e vitaminas essenciais para nossa saúde.
A ciência já conhece mais de 500 funções do fígado, vamos falar resumidamente das principias:
 
1- Metabolização dos nutrientes digeridos
 
O processo de digestão consiste na quebra dos nutrientes em moléculas cada vez menores, até o ponto delas poderem ser absorvidas pela mucosa dos intestinos e depois lançadas na circulação sanguínea.Toda a circulação sanguínea do trato digestivo drena em direção à veia porta, de forma que nenhum nutriente ou substância ingerida consiga chegar ao resto do organismo sem antes passar pelo fígado.Este processo é de suma importância, pois é o fígado quem controla quanto, qual, em que forma cada substância originada da alimentação passará para o resto do corpo. Exemplos:
 
a. Gorduras
 
O processo de digestão quebras as gorduras em moléculas pequenas, chamadas ácidos graxos e glicerol. São estas as moléculas absorvidas pelos intestinos e lançadas em direção à veia porta. No fígado essa gordura é transformada em diversas substâncias, como fosfolipídios ou colesterol, que são essenciais na produção de nossas células.
O fígado também usa as gorduras para sintetizar lipoproteínas, como o HDL, VLDL, e LDL, que são as moléculas responsáveis pelo transporte de colesterol pelo sangue. O fígado também é quem determina se a gordura ingerida será usada para gerar energia ou será armazenada. Se o indivíduo consome gorduras em excesso, o fígado transforma o glicerol e o ácido graxo em triglicerídeos, armazenando-os no tecido subcutâneo, criando camadas de tecido adiposo (os famosos pneuzinhos). De forma oposta, se o corpo precisar de fontes extras de energia, o tecido adiposo quebra os triglicerídeos novamente em glicerol e o ácido graxo, enviando-os de volta para o fígado para que eles possam ficar disponíveis como fonte de energia para as células.
 
b. Proteínas
 
O processo de digestão quebra as proteínas ingeridas em moléculas chamadas aminoácidos. O fígado é o órgão que decide o destino destes aminoácidos, podendo utilizá-los como:
- fonte para produção de proteínas essenciais para o organismo, como albumina, globulinas, lipoproteínas, fatores da coagulação, etc;
- fonte para formação de massa muscular;
- fonte para produção de gordura, pois, caso necessário, o fígado consegue transformar aminoácidos em triglicerídeos, num processo chamado lipogênese;
- fonte para produção de glicose, em um processo chamado gliconeogênese.
Pacientes com doenças graves do fígado apresentam níveis baixos de proteínas no sangue, principalmente albumina. A perda de massa muscular também é comum devido à perda de capacidade de lidar com os aminoácidos recebidos da alimentação. A deficiência de fatores da coagulação faz com que estes pacientes apresentem maior risco de sangramentos.
A digestão das proteínas produz aminoácidos, mas também gera a amônia, uma substância tóxica para o organismo. O fígado é o responsável pela metabolização da amônia, transformando-a em ureia, uma substância infinitamente menos tóxica. Pacientes com cirrose e falência hepática perdem a capacidade de metabolizar a amônia, fazendo com que a mesma se acumule no corpo, levando à chamada encefalopatia hepática, um processo de intoxicação dos neurônios.
 
c. Glicose
 
Os carboidratos ingeridos são transformados em moléculas de glicose, que é a principal fonte de energia das células. Quando chega uma grande quantidade de glicose ao fígado, ele libera uma parte em direção à circulação sanguínea e armazena outra sob a forma de glicogênio, para que esta possa ser usada como fonte de energia nos períodos de jejum ou atividade física. Se o fígado já está cheio de glicogênio, mas o indivíduo continua ingerindo carboidratos em excesso, o mesmo passa a ser transformado em triglicerídeos (lipogênese), sendo enviado para os tecidos subcutâneos. É por isso que comer muito carboidrato engorda.
Pacientes com grave doença hepática podem apresentar hipoglicemias, pois o fígado já não consegue armazenar glicose na forma de glicogênio, fazendo com que o paciente não tenha reservas de glicose facilmente disponíveis nos períodos de jejum.
 
2- Metabolização de substâncias tóxicas
 
Assim como os nutrientes, qualquer outra substância ingerida também passará pelo fígado antes de chegar ao resto do organismo, incluindo remédios, drogas, toxinas ambientais e álcool.Os hepatócitos são ricos em citocromo P450, o nome dado a uma família de enzimas que têm a capacidade de metabolizar, inativar e facilitar a eliminação pelos rins de diversas substâncias.
O exemplo mais famoso do processo de desintoxicação realizado pelo fígado é a metabolização de bebidas alcoólicas. O álcool é uma substância extremamente tóxica, mas que até certo ponto pode ser consumida, pois o fígado tem a capacidade de transformá-lo em ácido acético, uma metabólito muito menos tóxico e facilmente eliminado pelos rins através da urina.
O fígado também é capaz de desativar substâncias produzidas pelo próprio corpo, como hormônios, impedindo que haja excesso dos mesmos circulando pelo sangue.
Pacientes com doenças hepática devem evitar álcool e determinados medicamentos, pois o fígado já não será mais capaz de metabolizá-los adequadamente.
 
3- Produção de bile
 
Nossas hemácias (glóbulos vermelhos) são células que têm uma vida média de 120 dias. Quando ficam velhas, elas são levadas para o baço, onde são destruídas. Um dos produtos liberados neste processo é a bilirrubina, um pigmento amarelo-esverdeado. A bilirrubina produzida no baço não é solúvel em água e, portanto, não pode ser eliminada pelos rins, cabendo ao fígado este papel.
A bilirrubina é metabolizada no fígado e acrescentada a bile, uma substância que auxilia na digestão de gorduras. A bile produzida pelo fígado é parte armazenada na vesícula biliar e parte liberada no intestino, para facilitar o processo de digestão. A presença da bilirrubina na bile é a responsável pela cor marrom das fezes. Pacientes com doenças no fígado ou nas vias biliares que impeçam a drenagem de bile para os intestinos apresentam problemas de digestão de gorduras e fezes esbranquiçadas.
Se o fígado perder a capacidade de metabolizar e excretar a bilirrubina, a mesma se acumula no sangue e acaba se depositando na pele, tornando-a amarelada, um sinal que chamamos de icterícia (leia: ICTERÍCIA | Neonatal e adulto).
 
4- Produção de substâncias essenciais ao organismo
 
Além da produção de proteínas importantes, como albumina e fatores da coagulação, já explicados acima, o fígado também é capaz de produzir, metabolizar e armazenar uma grande diversidade de outras substâncias, como vitaminas e ferro.
 
5- Destruição de bactérias e outros germes.
 
O fígado possui células de defesas, chamadas células de Kupffer, capazes de eliminar germes e fragmentos de células mortas que passem pelo fígado.
 
 
FONTE: MDSAUDE

Educação

Mesmo sabendo que são inteligentíssimas, crianças não conseguem processar direito o que vivenciam. Assumem culpas que não possuem,
fantasiam abandonos, se responsabilizam pela infelicidade dos pais, e pior do que tudo, se sentem desprotegidas em um lar briguento.
Crescem e se tornam homens e mulheres paranóicos, inseguros, acovardados diante da vida.
É uma tecla insistentemente batida, mas pouco escutada:
Criança precisa ser amada. Não precisa de um iPhone aos nove anos, não precisa ir a Disney antes de ser alfabetizada, não precisa de um guarda-roupa de estrela de cinema. Precisa ser amada. Sai de graça.
Só custa caro quando é educada por duas criaturas mais infantis do que ela.

Mensagem do dia para refletir ...

Um dos grandes problemas da comunicação é a omissão de algumas pessoas.
Tem gente que promete ligar e não liga; Tem gente que recebe e-mail e não confirma o recebimento;
Tem gente que erra e não tem a humildade de admitir o erro ou pedir desculpas.
Não seja omisso.
Faça a sua parte e comece a levar as pessoas mais a sério.
Você também não gosta de ficar esperando o retorno de um omisso, ou gosta?
 Boa sexta-feira a todos!
Nem sempre uma fruta podre por dentro transparece por fora, mas normalmente exala o cheiro de sua podridão. Assim são as pessoas que vivem de aparência , sempre estão tentando passar aos outros seu exterior , disfarçando seus verdadeiros sentimentos com enganos e mentiras, mas na verdade o que há de ruim por dentro esta exalando nas narinas de Deus. Nada fica oculto aos olhos do Senhor, o que fazemos as escondidas Deus logo logo trará a público. Portanto amados , que andemos segundo os preceitos de Deus , e jamais usando disfarces tentando ser o que nunca fomos..Seja você sempre, com suas qualidades e seus defeitos mas seja sempre você....

7 de fevereiro de 2013

"Nem desistir nem tentar, agora tanto faz... Eu disse que você era especial, não único.
 A realidade é o maior pesadelo no mundo dos sonhos nem todos os sentimentos demostrados valem a pena, o tempo passa e um dia a gente aprende, cuide para que suas palavras sejam melhores do que o silêncio, bondade é amar as pessoas mais do que elas merecem, falar sem pensar é atirar sem apontar, as paixões cegam.
O verdadeiro amor nos tornam lúcidos. Nada é perfeito, eu não fiz nada direito..
O teu olhar no meu olhar, estremece e faz efeito,
 perco a esperança, mais não perco a fé...
Quando a dor não cabe mais no peito ela transborda pelos olhos.
Nem sempre a propaganda de fora corresponde ao produto de dentro em cada pensamento meu, sua imagem ocupa um espaço, para existir estória tem que existir verdade
é mais fácil uma estrela cair do céu com o vento, do que você sair do meu pensamento,
quando a gente ama, claro que a gente cuida.
Se não for pra me fazer voar bem alto, nem tire meus pés do chão!"

Cortes de Comprimidos

 


Muitas pessoas já se depararam com esta situação: "preciso tomar metade da dosagem deste comprimido. Posso cortá-lo ao meio e tomar só ...uma das partes?"

A resposta é: DEPENDE.

Na verdade, a resposta correta seria NÃO. Porém, sabemos que existem casos em que, clinicamente, não há diferenças significativas entre tomar um comprimido de 50mg, por exemplo, ou metade de um de 100mg. Todavia, devemos saber que, por mais preciso que seja o corte do comprimido, sempre haverá uma perda do princípio ativo. Sem contar que não obrigatoriamente haverá a mesma quantidade deste principio ativo nas duas metades. E isso acontece mesmo em medicamentos que tenham um sulco para facilitar o corte, e que você use um cortador de comprimidos. Num comprimido de 100mg, poderíamos ter uma metade com 48mg e outra com 52mg (sem considerar as perdas). Para alguns tipos de medicamentos esta diferença não seria significativa. No entanto, em muitos casos, seria.

Até agora, tudo o que eu disse é válido apenas para os medicamentos em comprimidos comuns, sem revestimento. Os comprimidos revestidos, incluindo aqueles com liberação modificada (XR, SL, SR, AP, etc), JAMAIS podem ser partidos! Isso modificaria a velocidade de absorção pelo organismo dos princípios ativos destes comprimidos, o que poderia levar a sérios efeitos colaterais.

Sempre que houver a necessidade de partir um comprimido, pergunte antes a seu médico ou farmacêutico se isso é possível no seu caso! NÃO PARTA COMPRIMIDOS SEM TER A CERTEZA DE QUE É SEGURO FAZER ISSO!

6 de fevereiro de 2013

AAS afina o sangue?















Muitos idosos e adultos vão a drogaria comprar AAS infantil dizendo que para afinar o sangue. O pior que normalmente o balconista ou farmacêutico sem tempo de atender como deveria vende e nem explica qual a real função do AAS no tratamento.
O Ácido acetilsalicí­lico, chamado abreviadamente de AAS, pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), o mesmo dos famosos diclofenaco (Voltarem®) e cetoprofeno (Profenid®), por apresenta alguns efeitos benéficos e colaterais particulares que o diferencia do resto dos anti-inflamatórios.
Uma particularidade da Aspirina o fato de que, dependendo da dose usada, seus efeitos são completamente diferentes. A partir da dose 500mg, o AAS exerce seus efeitos anti-inflamatório, antipirético (contra febre) e analgésicos (contra a dor). Quando usado em doses mais baixas, 100mg ou 200mg, o AAS apresenta apenas um efeito de inibir a ação das plaquetas do sangue.

Efeito antiagregante do AAS (Aspirina)

 
Portanto, o uso da Aspirina está indicado em todos os pacientes com risco elevado de desenvolver trombos. Efeitos colaterais do AAS (Aspirina)

Se o AAS diminui a incidência de tromboses, por que não usá-lo em todo mundo? Por causa dos seus efeitos colaterais. Assim como qualquer anti-inflamatório, o AAS apresenta como efeito colateral uma maior incidência de gastrites, úlceras gástricas e duodenais, e consequentemente, hemorragia digestiva.
 
A inibição da função das plaquetas também é responsável pela contra-indicação do AAS na dengue ou qualquer outra doença que cause hemorragias. Imaginem o estrago que pode acontecer quando um paciente que já tem poucas plaquetas e apresenta-se sob risco de sangramentos, toma uma droga que atrapalha a função destas.

Para fechar o uso crônico de aspirina também está associado a surdez do idoso, ou seja algo que pode te ajudar por um lado pode prejudicar em outro... Volto a repetir a diferença entre o veneno e o medicamento é a dose, então só tome medicação sob prescrição do médico e orientação do seu farmacêutico.