28 de janeiro de 2013

"E quando a tempestade tiver passado, mal te lembrarás de ter conseguido atravessá-la, de ter conseguido sobreviver.
Nem sequer terás a certeza de a tormenta ter realmente chegado ao fim.
Mas uma coisa é certa:
Quando saíres da tempestade já não serás a mesma pessoa.
Só assim as tempestades fazem sentido."

26 de janeiro de 2013

Guarde suas expectativas.
Ou se possível, não crie expectativas.
Se você espera muito e nada acontece, você se decepciona.
Se você espera nada e algo acontece, você se surpreende.
Você vai perceber que tudo pelo qual você se preocupou foi apenas perda de tempo.
Se der certo, você se preocupou com tudo à toa.
Se der errado, você se preocupou com algo que nem valia a pena ter investido o seu tempo.
Pare de criar expectativas,
pare de se decepcionar e se surpreenda.
"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade."


Como dizia o poeta

Quem já passou por essa vida e não viveu

Pode ser mais, mas sabe menos do que eu

Porque a vida só se dá pra quem se deu

Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu

Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não

Não há mal pior do que a descrença

Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão

Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair

Pra que somar se a ...gente pode dividir

Eu francamente já não quero nem saber

De quem não vai porque tem medo de sofrer

Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão

Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não.



Evolução do bebê da concepção ao nascimento


25 de janeiro de 2013

Não deem crédito a comentários que tirem a sua paz.

Sejam sábios e pratiquem este conselho:

“…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”.
2 Coríntios 4.18
♫♪ Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar ♫♪
"Acho que mt gente já ouviu o seguinte comentário:
"estamos todos vacinados contra o amor".
Vacinados contra o que?
Reflita ... ...
Nossa! Como os valores estão totalmente invertidos! As pessoas deveriam tomar injeção de amor e não estarem vacinadas contra ele que é o sentimen...to mais bonito que existe no mundo. Eu não quero ser vacinada contra o amor . Por mais que tenha me decepcionado, saído ferida ou ferindo, eu quero , ainda, tomar muitas e muitas injeções de amor até o fim da minha vida.
As vacinas que eu quero tomar são as que possam me deixar imunizada contra as injustiças desse mundo, contra a falta de fé e esperança , contra a maldade alheia, contra gente mesquinha , arrogante e falsa.
Agora , de amor eu quero ficar drogada, ter overdoses e overdoses. O amor é algo que vai além daquilo que podemos imaginar . É um sentimento que deve ser perseguido a cada dia, sem medos ridículos, SEM VERGONHA. Tentar amar, porque amar é escolha , isso sim vale a pena . Ficar entorpecido de uma forma que se revela através dos olhos. Quando a gente ama de verdade , NÃO importa como será o fim, se vai ter fim ou não. eu amei. Eu senti algo sublime que muitos se vacinaram para não sentir e talvez morrerão sem experimentar essa dor e delícia da vida."


Autor desconhecido

17 de janeiro de 2013

CRONOFARMACOLOGIA – Cada tipo de medicamento tem horário ideal para ser tomado

Observar os ciclos de sono e vigília garante maior eficácia do medicamento

Nem duas vezes por dia, nem de oito em oito horas. O horário preciso em que o paciente toma um remédio pode determinar o sucesso do tratamento.
É o que defende a cronofarmacologia, ramo da ciência que estuda justamente qual é o melhor momento do dia para um paciente tomar cada medicamento.
Medicamentos ingeridos em determinados horários podem ter seus efeitos potencializados. Ou seja, sabendo a hora de tomá-los, o tratamento pode ser mais eficiente. É o que prega a cronofarmacologia, ramo da ciência que estuda como doenças e tratamentos são influenciados pelos ritmos biológicos.
“Observamos que algumas doenças apresentam picos de piora dos sintomas, então podemos programar o medicamento para esses momentos. Assim, a ação acontece quando o corpo mais precisa”, diz José Manoel Jansen da Silva, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e um dos autores do livro “Medicina da Noite”.
 
Nos Estados Unidos, alguns remédios já começaram a trazer na bula indicações sobre o melhor horário de administração. Por aqui, os estudos sobre o tema avançam, mas por enquanto são apenas sugestões dos médicos e não prescrições. Veja a seguir algumas indicações.
 
Os Farmacêuticos tem papel importantíssimo no momento da dispensação dos medicamentos ao paciente, é nesse momento que muitas vezes esse profissional acaba determinando junto com o paciente um plano de horários para tomar cada medicamento. O farmacêutico é um profissional de saúde de nível superior de fácil acesso a população por estar presente em farmácias e drogarias durante todo seu horário de funcionamento de acordo com a Lei 5991/73.
 
Asma: as piores crises acontecem de madrugada. “Pesquisas apontam que a piora dos sintomas é às quatro da manhã. Como os medicamentos têm o auge de sua ação em quatro ou oito horas após a ingestão, o melhor horário seria por volta de 20 horas ou mais tarde um pouco, próximo à hora de dormir”, diz Silva.
 
Doenças cardiovasculares: é pela manhã que acontece o maior número de infartos e avc. “O indivíduo estava em repouso, com a pressão arterial baixa. Quando ele acorda, aumenta a secreção de dois hormônios: o cortisol (“hormônio do estresse”) e a adrenalina, o que provoca efeitos negativos sobre coração”, explica o médico. A hora ideal do medicamento, portanto, seria de manhã bem cedo ou antes de dormir.
 
Diabetes do tipo 2: o melhor é tomar o remédio antes de dormir, para fazer a cobertura da noite, quando ocorre a piora de sintomas.
 
Gastrite: como toda inflamação, os maiores incômodos aparecem à noite. Tome o remédio antes de dormir e garanta conforto durante o sono e ao despertar.
Artrite: os doentes se queixam de dores ao acordar, logo pela manhã. O horário ideal do medicamento seria à noite, antes de dormir.
 
Hipotireoidismo: o medicamento deve ser tomado de manhã, em jejum, para maior absorção pelo organismo.
 
Osteoporose: também deve ser ingerido pela manhã, antes do café. “Se não for em jejum, acaba se misturando com a alimentação e se perdendo com as fezes”, diz o neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira.
 
Vitamina e anticoncepcional: podem ser ingeridos a qualquer hora. “Mas, até para criar uma rotina e evitar o esquecimento, especialmente o anticoncepcional que requer continuidade, melhor que sejam tomados sempre no mesmo horário”, diz o pneumologista da UERJ.
 
Antibiótico: o remédio precisa dar cobertura o tempo todo e é importante seguir as doses prescritas, com o espaçamento recomendado. Esqueceu de tomar? “Não espere pelo horário da próxima dose. Tome assim que lembrar e depois siga normalmente o esquema de administração”, finaliza Silva.
Fonte : iG

Downloads

Arquivos disponíveis para download
 
LIVROS DA ÁREA FARMACÊUTICA
 
 

Links

  • Conselho Federal de Farmácia | http://www.cff.org.br
  • Ministério da Saúde | http://www.saude.gov.br
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária | http://www.anvisa..gov.br
  • Blog Farmacêutico em Casa | http://farmaceuticoemcasa.blogspot.com
  • A tecnologia a serviço do usuário de medicamento (Dica de Aplicativo para Smartphones)

    Um APP para ajudar na adesão à farmacoterapia!
     
    A vida de quem precisa tomar muitos remédios periodicamente exige muita disciplina e cuidado.
    Para auxiliá-lo nessa tarefa sugerimos o aplicativo Meus Remédios, uma maneira simples e intuitiva de organizar e controlar os medicamentos. Além disso ele também avisa o usuário quando o remédio está acabando e indica a farmácia mais próxima aonde ele pode ser adquirido.
     


    - Interface simples e intuitiva
    - Permite o controle de vários medicamentos
    - Integração com centro de notificações e alarme
    - Agenda de remédios
    - Controle de doses restantes
    - Localizador de farmácias

    Baixe e indique para os usuários que tem dificuldade em tomar os medicamentos no horário certo ou confundem o que tomar e torne esse controle mais fácil!

    DOWNLOAD PARA iOS

    16 de janeiro de 2013

    Amor de Farmácia????

    Dica: Uma forma prática e criativa para servir melancia, geladinha... AmEi!!

    O que é Hipoglicemia?



    Hipoglicemia é a queda dos níveis de glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia das células. É o “combustível” que garante o funcionamento harmônico das células e, portanto, dos órgãos. Especialmente do cérebro. Por isso, quando o sangue fica com uma quantidade muito baixa de glicose circulando, o cérebro não funciona adequadamente e os sinais ...de hipoglicemia aparecem.

    Quais são estes sinais ?

    Tontura, mal estar, suar e sentir frio, um pouco de tremedeira nas mãos. As pessoas tem enjoo, às vezes vômitos. Também pode dar palpitação e taquicardia , aquela sensação de que o coração está batendo muito rápido. Tudo isso dá muito desconforto e deixa as pessoas extremamente aflitas e nervosas. São sintomas muito desagradáveis pois elas tem a impressão de que vão perder os sentidos e desmaiar.

    O que fazer na crise de hipoglicemia?

    Coma ou beba algo que eleve rapidamente a glicemia, como, por exemplo, suco de laranja, pães, biscoitos, um pedaço de chocolate ou uma bala.

    O que fazer para evitar a hipoglicemia ?

    Algumas dicas úteis e fáceis:
     - nunca fique mais que 4 horas sem se alimentar durante o dia. O ideal é comer a cada 3 horas. Dê preferencia a frutas ou barrinhas de cereais, por exemplo.

    - não coma demais no almoço e no jantar. Principalmente se você estiver com muita fome porque ficou muito tempo sem comer nada antes. Isso não faz bem.

    - tome um bom café da manhã. Leite, frutas, queijos, cereais e pães são alimentos que ajudam a “quebrar” saudavelmente o jejum da noite.

    Ajude seu cérebro a trabalhar sem “stress”. Lembre-se que você depende dele para tudo! Para tudo mesmo! Saúde!

    Câncer de Mama