29 de julho de 2012

Definição de Saudade



Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (…) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até q...ue, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional… Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores… Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei:
— E o que morte representa para você, minha querida?

— Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)

— É isso mesmo.

— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei “entupigaitado”, não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.

— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:

— E o que saudade significa para você, minha querida?

— Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo “meu anjo”, que brilha e resplandece no céu.

Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

DEFINIÇÃO DE SAUDADE - Artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista

Desespero total!!! kkkkk

Cadê a tampa da minha panela, o chinelo do meu pé cansado, a metade da minha laranja?  E chega! Há anos peço o príncipe e só me mandam o cavalo.
Tô namorando a distância, sabe por que? Porque meu namorado vive no futuro. afff!!!
Dizem que materializar os sonhos escrevendo é bom e ajuda, então, lá vai:
 Quero fazer amor com beijo na boca profundo, olhos nos olhos, eu te amo e muitas coisinhas boas.
Quero cineminha com encosto de ombro cheiroso, ser carregada no colo. Quero uma casinha no campo com cerquinha branca, cachorro e um pé de jabuticaba. Quero ouvir som de violão numa noite chuvosa e ter de um lado um livrinho na cabeceira da cama e do outro o homem que amo.
Que a gente viva com muito paixão, e que a nossa rotina seja cheia de criatividade.

Que nossos abraços sejam bem encaixadinhos e calorosos.
Quero ser lembrada em horários malucos, todos os horários, para sempre. Quero ser menina, mulher, homem, maluca, santinha, danandinha, e ser olhada com total reconhecimento de território. 

Quero fazer amor na garagem, no carro e depois descansar numa cama nossa e pura, bem encaixadinha e totalmente em paz.
Tudo com muita cumplicidade e muito, mas muito, mas muito mesmo, muito amor!

By Mendez

Amor Próprio

 
Insista em si mesmo!
Um grande desafio que temos é fazer de nós mesmos pessoas mais determinadas, livres, desprendidas, conscientes, resolvidas, equilibradas emocionalmente, superando provocações e provações, mantendo o foco em nossa própria evolução e no desenvolvimento da nossa capacidade de amar em meio as incoerências e contradições que chegam até nós.
Com  Força, Fé, Esperança, vencendo nossos próprios medos com atitudes e pensamentos  positivos!

Mude a si mesmo e tudo a sua também mudará!

Pense nisso e tenha uma ótima semana!!!

19 de julho de 2012

Hoje acordei com o seguinte pensamento:

Às vezes é preciso aprender a amar a quem realmente nos ama, a quem verdadeiramente precisa de nós,  se preocupa com a nossa vida, e  mesmo que distante, está sempre por perto cuidando, admirando, respeitando nosso tempo e talvez assim, estaremos dando uma chance a nós mesmo de encontrar o amor que tanto procuramos e esperamos.

Mendez

17 de julho de 2012

Doenças Psicossomáticas - SaÙde, AmOr e FÉ

É preciso permanecer com certa lucidez, firmeza e multiplicar o amor  e não perder a fé, mesmo vivendo tamanha dor física e emocional, pois às vezes parece que tudo desmorona de uma só vez.
Somente com muito amor e uma fé insuperável que é possível lutar diante dos imprevistos da vida, como por exemplo, diante de um problema de saúde. Quem passa ou já passou por isso é que sabe o qto é angustiante descobrir alguma doença, sentir-se mal, ou ainda sentir seu próprio corpo não reagindo a tratamentos.
Muitas e muitas dessas doenças são psicossomáticas, ou seja, doença de fundo emocional, que se refere a grande influência da mente sobre a saúde do corpo. As doenças psicossomáticas há muitos anos são estudas pelos psicólogos e psiquiatras, porém agora estão cada vez mais comuns e mais evidentes.
Creio ser um pouco exagerado considerar que toda vez que ficamos doentes teremos nossa cabeça como a responsável. Nosso corpo funciona independente de nosso pensamento e intenção, seu coração bate, seu sangue circula quer você queira ou não. A única verdade que acredito na afirmação de que toda doença tem fundo emocional é que toda pessoa angustiada, nervosa, decepcionada, preocupada, triste, irada, enfim com emoções negativas, terá seu sistema imunológico abalado pelo stress.
Explicando farmacologicamente, com o sofrimento emocional e psicológico o nosso corpo produz cortisol, o hormônio do stress e com a repetição desta descarga hormonal, nosso organismo vai ficando cada vez mais e mais debilitado a ponto de ficar doente. Mas o inverso é tb verdadeiro, ou seja, toda vez que nossa saúde física estiver abalada sofreremos consequências emocionais e psicológicas. Quando uma pessoa descobre que tem câncer ficará abalada emocionalmente e psicologicamente. Se ela não tiver Fé, o Amor da família, o amor por si mesma, perseverança, pensamentos positivos, otimismo, paz de espirito e ajuda para se controlar emocionalmente poderá ter sua resistência grandemente prejudicada e isso interferirá obviamente em sua recuperação.

Como podemos evitar todo esse mal?
Amor a Deus, amor próprio, muita fé e paz de espírito, mesmo quando tudo a nossa volta estiver em guerra. Adquiririndo o equilibrio emocional e espiritual.
Procurando viver e estar com pessoas que nos ama, que amamos. E repensando no que estamos fazendo conosco nos últimos tempos, muita cobrança de todos os lados, principalmente as cobranças que fazemos a nós mesmos. Parando pra respirar e buscar aquilo que realmente acreditamos, que nos motiva e que vai nos deixar verdadeiramente felizes. Deixando para trás falsas amizades e falsos amores e relações superficiais, pois quem ama se compromete com a vida e com que e quem faz parte dela!

São nos momentos de conflitos é que amadurecemos, é que nos redescobrimos, nos fortalecemos. Crescemos como homens e mulheres .. crescemos diante da vida. Ganhamos o respeito das pessoas, e principalmente o nosso próprio respeito.
Tem gente que só porque "perdeu" um namorado (a), já se desespera completamente, perde o eixo, perde até mesmo a vontade de viver, o amor pela vida. Pare um pouquinho pra pensar ... mude o foco e vai descobrir que você não perdeu absolutamente NADA! Vc ganhou uma nova chance de recomeçar uma nova relação, ou talvez, ganhou ainda um tempo pra ficar só, sim, por que não? Às vezes é preciso ficar um pouco sozinho (a) para refletir, fazer uma viagem, curtir mais a família, os amigos. Reconhecer o seu verdadeiro valor, e depois com certeza algo novo Deus colocará na sua vida. 
O que não vale é ficar se lamentando do passado, vivendo do passado, remoendo o passado, trazendo a mente pensamentos ruins, aquelas emoções negativos que mencionamos acima, que carreia as indesejáveis doenças psicossomáticas.
Viva o presente que nos mostra tantas oportunidades e o futuro que nos reserva grandes realizações, só depende de você mesmo e mais ninguém. Com certeza o universo conspirará ao seu favor, Deus tomará conta de tudo. Abrirá caminhos novos, novos sonhos e uma nova vida.
Se ainda te falta forças, busque a Deus, abra o seu coração a Ele, e com toda a sua misericórdia que existe Nele, te ajudará a encontrar o que há dentro de si mesmo.

Que a Fé seja o que existe de mais forte dentro de cada um de  nós e que sejamos o exemplo de Amor, e que possamos compartilhar e multiplicar todas as emoções positivas ao nosso redor !

Fiquem com Deus,

Sua Farmacêutica

O vídeo abaixo, nos mostra um exemplo público de um homem que teve muita fé e otimismo.

16 de julho de 2012

Nick Vujicic é um grande exemplo de superação, assistam a este vídeo, mesmo que vc já tenha assistido. Vale muito a pena assisti-lo novamente.
Este homem é hoje um dos palestrantes mais bem pagos do mundo!!!
Comece uma semana com muita energia, otimismo, fé e muito amor!


Uma excelente semana!!!

8 de julho de 2012

"A graça termina quando as doenças começam".


Reclamamos a todo o tempo de tantas coisas... mas, se a gente parar um pouquinho pra pensar sobre o que é importante em nossa vida, reconheceremos que é a Saúde.
Saúde mental, física e espiritual.
Esses três tipos de saúde devem estar em perfeita harmonia
e todo o resto teremos forças para lutar. 
A maioria de nós que temos saúde, devemos agradecer muito e claro nos cuidar para preservar essa "abençoada saúde".

Vida Saudável é o melhor remédio!

 Levar uma vida saudável evita as principais doenças que estão cada vez mais comum entre a população mundial, como a Diabetes, Hipertensão e Obesidade. E lembrando que, com essas doenças podem desencadear diversas outras complicações.

Portanto, pratique saúde com alimentação balanceada, atividade física regular, bom sono, alegria e muita paz de espírito.

Nunca é tarde pra recomeçar a viver um pouco melhor.

Você pode!

Você merece!

Você consegue!

Hoje mesmo comece a fazer uma caminhada. O nosso dia tem 24 horas, tire 30 minutos diários dispensados exclusivamente para você, pois você merece muito mais.

Mude o cardápio da sua casa, prefira verduras, legumes, frutas e beba muita água.

A água é vital para o nosso organismo.

Nada disso é impossível!

Viva melhor e seja muito feliz!!!

 

Com amor, Sua Farmacêutica

 Mendes

Diabetes Mellitus

Diabetes Mellitus: Conheça um pouco mais sobre essa doença

A diabetes afeta cerca de 5 a 8% da população, constituindo um sério problema de saúde pública. A diabetes é uma das principais causas de cegueira, doença renal terminal e amputação de membros da população.
É uma doença crônica degenerativa caracterizada por anormalidades no metabolismo dos hidratos de carbono (glicose), proteínas e gorduras.

Causas:
     1.  Deficíência de secreção de insulina: Absoluta e relativa: Diabetes Mellitus Tipo 1 (irreversível)
     2.  Resistência à ação da insulina: Graus variados: Diabetes Mellitus Tipo 2

Os vídeos a seguir são informativos com imagens muito interessantes que explica de uma forma bem simples e clara o que é a Diabetes Mellitus. Facilitam a compreensão de quem se interessa pelo assunto.



O vídeo a seguir mostra qual o mecanismo de Ação da Insulina sobre a Glicose, também com imagens muito interessantes.

6 de julho de 2012

Automotivação

Ouço muito as pessoas dizerem que o maior obstáculo que enfrentam é a falta de motivação. Quando estão motivados, planificam, se emocionam e agem em prol de suas metas. Porém, muitas vezes a motiva-ação some e aí tudo para, até que um novo despertar ocorra.
Temos que ter nossas própria maneira de buscar motivação.
Uma forma que costuma ser bem eficiente é pensar: o que sentirei no fim da vida se não tiver realizado isso?
O medo de se sentir terrivelmente frustrado, já nos impulsiona a voltar a ação. Antes de começar o dia, procure o que vai ligar o interruptor de sua motivação.

Assista esse lindo filme que pode recuperar suas forças!!!


4 de julho de 2012

Em vários momentos repensamos se nossas escolhas estão valendo a pena ou não, principalmente em nossos relacionamentos.
Quem já se decepcionou e sofreu por amor vive o receio da entrega, cheios de dúvidas, e medos. São pensamentos que não nos deixa.

Num relacionamento a dois não existe muito essa coisa de "certo e errado", existe o que é bom para a felicidade de ambos.
Seja qual for a sua fase e maturidade em "amar a dois", a grande confiança que devemos ter é em Deus, porque Ele nos mostrará sinais e evidências, quando devemos seguir em frente, recuar, esperar, quando precisamos ceder, prestar atenção no outro, mas que tudo isso seja uma troca e que estejamos em boa sintonia para perceber esses sinais !
O Amor é uma estrada de mão única em expansão que deve crescer e seguir cada vez mais.
O "amor a dois", é uma via de mão dupla, é uma grande parceria, onde juntos nos sentimos mais fortes, mais amados e mais valorizados. É uma grande soma.
Se no seu relacionamento isso não está acontecendo, fique atento, verifique as suas próprias palavras e ações primeiro, analise a sua flexibilidade, o quanto vc assume seus sentimentos perante o outro e que futuro vc quer para a relação de vocês.
Se vc acha que está tudo bem com as suas atitudes, então pode ser a hora para uma boa conversa. E se por acaso vc acha que não adianta conversar e que vc não irá mudar de idéia em relação ao outro, aí .... está na hora de vc repensar esse relacionamento...

Esteja em boa sintonia e confie em Deus, Ele sabe o "que" e "quem" é melhor para nós!




 


3 de julho de 2012

Cabelos Grisalhos: Estão em alta, mas exigem cuidados especiais

Eles sempre foram vistos como inimigo da beleza feminina. Ah, os cabelos brancos!
Entre os homens, os cabelos grisalhos sempre foram sinônimo de elegância, mas nunca foram bem visto pelas mulheres. Mas isso até pouco tempo atrás.
Muitas mulheres aposentaram as tinturas para assumir de vez o visual cheio de atitude. Quem não se lembra da elegantérrima Miranda, interpretada pela atriz Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada? Aqui no Brasil, Glória Menezes e Cássia Kiss também fizeram seguidoras. "Mas é preciso cuidado na hora de lavar, hidratar para não deixar o cabelo amarelado ou manchado", explica o Hair Stylist André de Leone.
Você pode aprender a valorizar a beleza dos seus cabelos grisalhos, basta ter alguns cuidados diários. O uso de shampoos e condicionadores convencionais podem colocar os seus cabelos brancos em risco, provocando manchas, por isso procure evitá-los.
"O maior problema dos cabelos brancos é que eles não têm melanina, que dá elasticidade e maciez aos cabelos, e são mais impermeáveis, dificultando a ação de cremes e tratamentos capilares. É preciso tempo e disciplina para conseguir o resultado", afirma o hair stylist.
Quem pode usar?O segredo é manutenção. O grisalho cai bem em todas as pessoas, desde que a cor seja harmônica e os fios brilhosos, senão fica desleixado e envelhece a aparência", explica Leone.

                    
frascos de champoo e condicionador - Foto Getty Images
Lavagem e higienização
O ideal é usar um xampu para fios grisalhos a cada 15 dias. "este tipo de xampu é feito a base de um composto roxo sem pigmentos de amônia que evita o amarelamento dos fios brancos e puxa a cor para o cinza, brilhoso e com aparência mais saudável", explica Leone.
 
mulher no mercado lendo rótulo de xampu - Foto Getty Images
Hidratar
Com certeza o tratamento é completamente diferenciado dos fios naturais. Por ser um fio sem melanina, existe um ressecamento maior, portanto é mais difícil de tratar.



O que é um vírus e como ele funciona

                                   


Assistam!!!



Endometriose


A Revista Brasileira de Medicina, edição Jan/Fev 12 V 69 N 1-2, publicou um interessante artigo sobre a Endometriose, escrito pelos médicos Natália Fernandes Monteiro e Stephanie Rotband Marchtein Tambellini da Universidade de Taubaté (SP) e André Luís Ferreira Santos, Professor doutor da Disciplina de Ginecologia Obstetrícia da Universidade de Taubaté (SP).

Os pontos principais do artigo com algumas colocações para melhor esclarecimento deste importante tema:

• O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.
• A endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Assim, a endometriose caracteriza-se pela fixação e crescimento do tecido endometrial fora do útero.
• É observada em aproximadamente 15% das mulheres, atingindo até 50% das inférteis e podendo chegar a 70% das portadoras de dor pélvica crônica.
• A etiologia (causa) e a etiopatogenia (causa e desenvolvimento) é pouco conhecida e os tratamentos disponíveis não são muito satisfatórios.
• Algumas hipóteses surgiram para explicar a Endometriose profunda, que é a forma mais grave da doença. As causas ainda não estão bem estabelecidas. Uma das hipóteses é que parte do sangue reflua através das trompas durante a menstruação e se deposite em outros órgãos. Outra hipótese é que a causa seja genética e esteja relacionada com possíveis deficiências do sistema imunológico.
• Pode apresentar recidiva, é tempo-dependente e crônica.
• Sintomas mais comuns: dor pélvica crônica, dismenorreia acentuada (cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais) e dispareunia, que é a presença de dor durante as relações sexuais.
• O mecanismo pelo qual a endometriose causa infertilidade ainda é desconhecido.
• Os locais que são mais afetados são os órgãos pélvicos e o peritônio, mas outros locais como os pulmões podem ser afetados.
• O tratamento medicamentoso, embora sofra um debate sobre a eficácia para a dor ou infertilidade, visa diminuir a dor, elevar a possibilidade de gravidez e retardar a recorrência.
• Medicamentos mais utilizados são os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), conjuntamente com um contraceptivo oral ou um progestágeno via oral. Outros tipos de medicamentos também podem ser utilizados como o Danazol, análogos do hormônio liberador de gonadotropina ou a medroxiprogesterona. O (s) medicamento (s) a ser utilizado, a concentração, posologia e tempo de tratamento é prescrito pelo médico após cuidadosa avaliação clínica da paciente.
• O tratamento via cirurgia objetiva ter o diagnóstico e retirada dos focos de endometriose.
• Embora a importância do exame físico, dados clínicos e outros exames complementares seja incontestável, a obtenção do diagnóstico definitivo somente ocorrerá através da vídeo laparoscopia
A vida é feita de pequenos e grandes desafios, e todos são necessários para crescermos, amadurecermos e seguirmos em frente na caminhada. Tudo depende da forma como enxergamos e acolhemos cada um deles. Se ficarmos parados no negativo dos fatos, afundaremos; se olharmos com esperança, enxergaremos, ainda que nas situações mais desencontradas, uma oportunidade para irmos além. Todos os tempos da nossa vida são necessários e, mesmo quando não os entendemos, precisamos vivê-los bem, porque “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”
 (Rm 8,28).

2 de julho de 2012

Eu sei que vou. Insisto na caminhada, não desisto fácil. O que não dá é pra ficar parada. Se amanhã o que sonhei não for bem aquilo, tiro um arco-íris da cartola. Refaço. Redesenho. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é bem maior. Sou assim mesmo: sem dramas! Mesmo que para muitos eu pareça tão frágil.
 A força que existe dentro de cada um de nós, é maior que imaginamos.
Talvez você nem saiba de onde vem tanta força, mas eu sei, ela vem de Deus.

By Mendezzzzz

1 de julho de 2012

Farmacologia e Poesia

Eu faço uso contínuo desse medicamento - A minha vida é feita de farmacologia e poesia


               Al perderte yo a ti

Ernesto Cardenal /Nicarágua
            Al perderte yo a ti tú y yo hemos perdido:
           yo porque tú eras lo que yo más amaba
           y tú porque yo era el que te amaba más.
           Pero de nosotros dos tú pierdes más que yo:
           porque yo podré amar a otras como te amaba a ti
           pero a ti no te amarán como te amaba yo.


       Ao perder-te eu a ti

Ao perder-te eu a ti, tu e eu muito perdemos:
eu, porque tu eras o que eu mais amava
e tu, porque eu era o que te amava mais.
Mas, entre nós dois, tu perdes mais que eu:
porque eu poderei amar a outras como amava a ti
porém a ti não te amarão como te amava eu.

                                 Versão: Cleto de Assis